Submissão de Trabalhos
VI SIMEAA – Edital Trabalhos Científicos
Modelo Resumo Expandido – VI SIMEAA
A equipe organizadora do VI SIMEAA – VI Simpósio e XVIII Semana Acadêmica de Engenharia Agrícola e Ambiental, torna público o edital de seleção de resumos expandidos a serem apresentados na sexta edição do evento que será realizado entre os dias 04 e 06 de dezembro de 2024, na Universidade Federal de Viçosa (Viçosa/MG).
1. Do evento
Desde 2002, o Centro Acadêmico de Engenharia Agrícola e Ambiental, da Universidade Federal de Viçosa, realiza a Semana Acadêmica de Engenharia Agrícola e Ambiental, com palestras proferidas por profissionais conhecidos nas diversas áreas de pesquisa das Ciências Agrárias. O evento este ano (2024) apresentará o VI Simpósio Acadêmico e a XVIII Semana Acadêmica, com palestras, mesas redondas, minicursos e apresentação de trabalhos científicos, cujo objetivo é ampliar os conhecimentos e promover o debate sobre todas as áreas técnicas do Departamento de Engenharia Agrícola: Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas (ARM), Construções Rurais e Ambiência (CRA), Energia na Agricultura (ENE), Mecanização Agrícola (MEC), Meteorologia Agrícola (MET) e Recursos Hídricos e Ambientais (RHA). O evento ocorrerá no Auditório do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA/UFV), sendo organizado por professores representantes das áreas técnicas do DEA e estudantes do Centro Acadêmico de Engenharia Agrícola e Ambiental (CAEAA) e do Programa de Educação Tutorial em Engenharia Agrícola e Ambiental (PET.EAA).
2. Das condições de participação
Participantes inscritos no VI SIMEAA poderão participar enviando Resumo Expandido do trabalho a ser apresentado. O trabalho será avaliado por uma Comissão Avaliadora, constituída por docentes e discentes, a nível de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA/UFV). O prazo para submissão dos Resumos Expandidos será até o dia 08 de novembro de 2024, prorrogado até dia 15 de novembro de 2024. As apresentações dos pôsteres serão realizadas nos dias 05 e 06 de dezembro de 2024, entre as 13:00 e 14:00 horas, no Hall de entrada do DEA/UFV. O participante inscrito no evento que tiver seu Resumo Expandido aprovado deverá apresentar seu trabalho no formato de pôster, em data e horário informados pela organização. O apresentador deverá chegar com antecedência de 30 minutos e permanecer no local durante todo o período de apresentação para avaliação.
O participante terá direito a apresentar seu pôster mediante comprovação do pagamento da taxa de inscrição. Após inscrito, não terá direito a ressarcimento desses valores.
3. Das condições de envio, correções e aprovação
Os resumos expandidos deverão ser enviados até às 23h59 do dia 08 de novembro de 2024 (prorrogado até dia 15 de novembro de 2024), por meio do e-mail <trabalhos.simeaa@ufv.br>. A confirmação do recebimento do resumo expandido ocorrerá até 24 horas após o envio, por e-mail enviado pela Comissão Organizadora do VI SIMEAA.
Feito o Resumo Expandido, confira todas as informações, e, se necessário, proceda às correções antes do lançamento definitivo pelo envio por e-mail. Não será permitida qualquer alteração após o envio do trabalho. O certificado será emitido conforme as informações constantes no Resumo Expandido. A correção ortográfica e gramatical é de exclusiva responsabilidade dos autores.
O preenchimento do assunto do e-mail para o envio deverá ser feito da seguinte forma: TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO – ÚLTIMO NOME DO AUTOR, SIGLA DOS PRIMEIROS NOMES. Exemplo hipotético: RESUMO – CARVALHO, A.B.
No corpo do e-mail deve ser informada em qual das áreas técnicas do Departamento de Engenharia Agrícola o trabalho se enquadra: Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas (ARM), Construções Rurais e Ambiência (CRA), Energia na Agricultura (ENE), Mecanização Agrícola (MEC), Meteorologia Agrícola (MET) e Recursos Hídricos e Ambientais (RHA).
Cada trabalho poderá conter no máximo 06 autores (01 autor apresentador e 05 coautores).
Os trabalhos aprovados serão divulgados até o dia 25 de novembro de 2024.
4. Da elaboração e submissão do Resumo Expandido
O Resumo Expandido deverá ser redigido em fonte ARIAL, alterando-se o tamanho da fonte de acordo com cada parte do trabalho. O TÍTULO deverá estar em letras maiúsculas, tamanho 14, negrito e centralizado, devendo ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho, no máximo 15 palavras. Abaixo do título deverá constar a IDENTIFICAÇÃO DE CADA AUTOR do trabalho, em tamanho 12, negrito e centralizado, cada informação separada por ponto e vírgula. Abaixo dos nomes dos autores deverá constar a FILIAÇÃO DE CADA AUTOR em tamanho 8, centralizado, cada informação separada por ponto e vírgula.
O Resumo Expandido deverá ser redigido em português, com o corpo do texto dividido em duas colunas, de maneira clara e objetiva, conforme o modelo. Em cada item do trabalho (RESUMO, Palavras-Chave, INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES, AGRADECIMENTOS, REFERÊNCIAS) o participante deverá seguir estritamente às regras de formatação expressas no modelo fornecido, estando sujeito a reprovação do trabalho submetido.
O resumo expandido deverá conter no máximo 4 (quatro) páginas e ser feito estritamente igual ao Modelo disponibilizado no site do evento, estando sujeito a reprovação do trabalho submetido.
Para submissão, o arquivo deverá ser salvo em formato PDF, e possuir no máximo 2 MB.
Cada inscrito poderá submeter até 2 (dois) Resumos Expandidos, devendo ser o autor apresentador. O envio do Resumo Expandido e a apresentação do pôster deverá ser feita pelo autor apresentador, devidamente inscrito no evento.
Após a elaboração do trabalho, todos os dados, figuras, tabelas e referências deverão ser conferidos antes do Resumo Expandido ser enviado. A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade dos autores. Não serão permitidas quaisquer alterações nos Resumos Expandidos após serem submetidos.
5. Da elaboração do Pôster
O pôster deverá ser confeccionado pelos autores conforme o Modelo disponível no site do evento.
Dimensões do pôster: Largura: 90cm; Altura: 120cm.
No pôster deverão constar: Cabeçalho com o nome e logotipo da Instituição; Título (idêntico ao do Resumo Expandido); Nomes dos autores e respectiva filiação; Introdução; Material e Métodos; Resultados; Conclusão; Agradecimentos.
Outras considerações: O pôster deverá apresentar clareza e poderá ser ilustrado com figuras, fotos, tabelas ou com outros recursos gráficos possíveis. As informações deverão ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.
6. Da apresentação do Pôster
As apresentações dos pôsteres serão realizadas nos dias 05 e 06 de dezembro de 2024, das 13:00 às 14:00 horas. Os autores serão informados previamente pela Comissão Organizadora sobre o local e a data de apresentação.
Para cada pôster estará reservado, no dia da apresentação, um espaço para fixação, identificado com o número do pôster.
A apresentação do pôster será feita pelo autor apresentador, responsável pelo envio do trabalho e devidamente inscrito no evento.
O apresentador deverá permanecer junto ao pôster durante toda a sessão de apresentação. É importante que o mesmo não saia do local, sob pena de o pôster não ser avaliado.
Os avaliadores irão avaliar o conteúdo do pôster e farão questionamentos sobre o assunto apresentado.
De acordo com a avaliação dos trabalhos, o que obtiver melhor nota/conceito de cada área técnica do DEA, será premiado com um certificado de Menção Honrosa e brinde.
Viçosa, 16 de outubro de 2024.
Comissão Coordenadora do VI SIMEAA