Palestras VII SIMEAA – dia 03/10/25
O terceiro e último dia de palestras do VII Simpósio e XIX Semana Acadêmica da Engenharia Agrícola e Ambiental (VII SIMEAA) foi marcado por discussões sobre inovação tecnológica, automação e sustentabilidade na agropecuária, reforçando o papel da Engenharia Agrícola e Ambiental na construção de um setor mais inteligente e eficiente.
As atividades foram iniciadas com a palestra “Armazenagem de Grãos Inteligente e Processos Operacionais Autônomos”, ministrada por Igor Lopes de Faria (Coordenador Técnico – Silos na Copasul) e Caio Jean de Aragão Mello (Supervisor Operacional na Copasul). Os palestrantes destacaram o uso de tecnologias digitais e automação no armazenamento de grãos, apresentando soluções que aumentam a eficiência operacional e a segurança alimentar. A mesa-redonda dessa palestra foi moderada pela professora Luana Haeberlin.
Na sequência, o Doutor Juliano de Paula Gonçalves, cientista de dados na GDMSeeds, proferiu a palestra “Inteligência Artificial e Dados Multi-ômicos: Avanços e Perspectivas para Construir uma Agricultura Sustentável”, apresentando as aplicações da integração de dados biológicos e inteligência artificial no aprimoramento genético de plantas e na sustentabilidade agrícola. A moderação foi conduzida pela professora Flora Maria de Melo Villar.
Encerrando o ciclo de palestras do VII SIMEAA, o professor Luís Pedro Vieira Vidigal (Departamento de Engenharia Agrícola – UFV) apresentou a palestra “Inteligência Artificial na Agricultura: desafios e oportunidades para eficiência energética e sustentabilidade”, abordando o papel da IA na otimização de processos e na redução de impactos ambientais. A sessão foi moderada pelo professor Márcio Arêdes Martins.
O terceiro dia consolidou o VII SIMEAA como um espaço de diálogo e aprendizado, reunindo especialistas do setor público, privado e acadêmico em torno de um tema central: a inteligência artificial como ferramenta estratégica para o futuro sustentável da agricultura.









Para mais fotos, acesse o link!